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O Mini Cooper e Mr. Bean

Por Tiago Viegas Não teve como olhar para a imagem e não dar pelo menos um sorriso, né? A dupla formada pelo automóvel Mini e o comediante R...



Por Tiago Viegas

Não teve como olhar para a imagem e não dar pelo menos um sorriso, né? A dupla formada pelo automóvel Mini e o comediante Rowan Atkinson é uma das mais icônicas quando o assunto é o homem é a máquina na indústria do entretenimento. Quando o episódio piloto da série Mr. Bean - criada por Richard Curtis e pelo próprio ator - foi ao ar em 1º de janeiro de 1990 pela ITV, estavam traçados o caminho para o estrelato definitivo para o ator e a reafirmação do já simpático carrinho.




Os dois se encontraram pela primeira vez em cena com o inglês guiando um BMC Mini MK II, ano 69, de cor laranja. E este seria o carro definitivo, se a estrela da série não tivesse a brilhante ideia de ignorar uma placa indicando rua sem saída e destruído o carro num acidente fora de foco, já nos créditos do primeiro episódio. A partir daí é que o conhecido veículo amarelo com capô preto, um British Leyland Mini 1000, de 1976, tornou-se o meio de transporte do destrambelhado protagonista... até o veículo ser esmagado por um tanque no episódio "Mr. Bean volta à escola".



Mesmo com o fim da série em 1995 depois de 15 episódios, tanto o ator quanto o bólido mantiveram seus respetivos status. E a galhofa com o carrinho acaba aqui, pois o Mini sempre foi sinônimo de liberdade e estilo despojado. Por isso, em 2006, sob a tutela do grupo BMW, ganhou nova roupagem para retornar ao mercado e recuperar o nicho de consumidores original ao qual sua versão anterior foi destinada.

Não se engane. O Mini Cooper é um carro "cool" do segmento premium e de bobo não tem nada! Dispondo de bom conforto para a sua plataforma, além de visão ampla e muita praticidade e qualidade, conta com um ótimo trabalho de engenharia para ter muito equilíbrio e boa potência (motor 1.5, de 16 válvulas e 136cv). O resultado é um veículo prazeiroso e esperto, tanto no trato diário ou quando é preciso pisar um pouco mais fundo no acelerador. Seguindo a linha descolada, onde se identifica principalmente com os jovens, tem uma incrível variedade de personalização de fábrica, sendo a referência para os demais carros dessa gama.



E com tanto potencial, o veículo ganhou várias versões de rua, principalmente na Europa, desde coupé à perua, se passando até por conversível. O sucesso levou o modelo principal a ser adaptado para competições. No Brasil, foi criada a Mini Challenge, que foi provisoriamente a categoria de acesso à Stockcar. Já em âmbito mundial, ele virou 4x4 e ganhou terreno nos mais variados tipos de estrada no campeonato mundial de rally (WRC) e o famoso Dakar, onde foi sagrou-se campeão.


Na última quinta-feira (11/12), foi lançado o mais potente Mini já produzido na história do modelo. É a versão John Cooper Works. Com motor 2.0 TwinPower retrabalhado para render 231cv e torque de 32,6 kgfm, a máquina acelera de 0 a 100 km/h em meros 6,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 246 km/h.





É sempre bom lembrar, que máquinas lendárias cativam todo tipo de consumidor e é claro que o companheiro atrapalhado dessa personagem britânica não poderia ser exceção. O ator Rowan Atkinson, atualmente com 59 anos, é um apaixonado por carros e por automobilismo. Ele, que já estampou um McLaren F1 contra uma árvore, certamente se divertiria muito no set de filmagens com o novo Mini Cooper. Agora, dá para imaginar as estripulias que o Mr. Bean seria capaz de fazer um carro desse nas mãos?

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